quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O trabalho em equipe

Desde a infância, até mesmo na escola, você é obrigado a realizar tarefas em equipe. Você aprende a lidar com pessoas de personalidades e idéias diferentes das suas, e essa subversão de juízo muitas vezes acaba prejudicando um trabalho e criando inimizades. Tudo porque você ou outra pessoa não concordou com determinada idéia e isso acabou virando uma bola de neve pondo a perder todo um projeto.

Quando lidamos com grupo, é preciso, antes de tudo saber que as pessoas são dessemelhantes e têm personalidades distintas devido a toda sua bagagem cultural e a sua formação educacional.

Ao trabalhar em equipe, é preciso primeiramente se auto conhecer. Reconhecer seus defeitos e qualidades. Saber impor limites a si mesmo e aprender a ouvir as pessoas que querem te ajudar. Ter humildade para reconhecer suas falhas. Isso facilitará o seu relacionamento com os demais componentes de seu grupo.

Para que uma banda possa gerar resultados positivos, é importante, além de tudo isso, que os integrantes tenham os mesmos objetivos para que, no futuro, um não entre em conflito com os demais componentes na hora de compor as músicas e de escolher um repertório, por exemplo.

Uma coisa é imprescindível: que todos tenham o mesmo foco, a mesma meta, pois precisarão (apesar de algumas brigas que são inevitáveis) se unir e batalhar juntos pelo objetivo de todos.

É importante sempre manter uma sinergia de união para um ajudar o outro.

Óbvio que a banda, na maioria das vezes, sempre tem origem pela iniciativa de uma ou duas pessoas, que acabam tomando a posição de líderes. É importante que o precursor da banda seja uma pessoa de iniciativa democrática, que procure manter uma união, que faça todos se sentirem parte indispensável do grupo tendo, de certa maneira, o mesmo destaque.


Outro fator importante é reconhecer as habilidades de cada um. Se o baixista da banda tem facilidade para se expressar, falar em público, você pode usar a habilidade dele quando toda a banda for entrevistada, por exemplo. Mas é importante deixar claro que ele deve se colocar na postura de porta-voz da banda, enfatizando o grupo em todos os momentos e nunca utilizar a primeira pessoa do singular, como: “eu fiz, eu vou, eu sou”. E sim sempre dizer: “nós somos, nós fazemos, nós realizamos”.