segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Mercado para os músicos no Brasil


Hoje, é bastante visível a aparição cada vez mais crescente de bandas que se abrolham no mercado musical com o objetivo de construir uma carreira sólida e de sucesso.

É válido ressaltar que nem todas alcançam seu objetivo final e acabam abandonando a carreira, às vezes por não terem sorte, recursos, incentivo ou por não se enquadrarem no contexto criado pela mídia.

Existe um fator determinante: o mercado musical está saturado de bandas que almejam o sucesso. 

Com o mercado saturado, deparamo-nos com inúmeras bandas com o mesmo estilo de música gerando até uma certa concorrência, e, devido a essa aglomeração, os músicos, juntamente com empresários e produtores, começaram a buscar várias maneiras de destacar sua banda, utilizando as mais variadas ferramentas de comunicação para promovê-la e torná-la reconhecida.

Com o aumento da concorrência, os profissionais do meio musical, sejam eles os próprios músicos, empresários, produtores ou publicitários, dão início a um processo que podemos chamar de “a busca do diferencial”, a fim de destacar determinada banda das demais.

A partir daí, percebe-se que muitos profissionais buscam esse diferencial de um modo totalmente errôneo, ocasionando muitas vezes, o impacto inverso no seu público alvo.

Não é legal para a maioria das pessoas, por exemplo, receber e-mails (Spam) ou mensagens de uma banda de que não gosta, sendo que você não a autorizou a te enviar a mensagem.

Essas e várias outras ações, quando não usadas de forma estratégica provoca uma reação no receptor da mensagem resultando num estímulo negativo.

Esse estímulo tende a prejudicar a imagem da banda, pois a pessoa, impactada pela mensagem, criará um forte bloqueio na aceitação dela.

Por hoje é isso. Até a próxima.