terça-feira, 18 de agosto de 2015

A produção das Fotos


A fotografia possui uma linguagem, que pode ser classificada como denotativa e conotativa. A linguagem denotativa expressa tudo que está evidente na imagem e não nos instiga à reflexão para interpretar o significado dela. É o óbvio.

A conotativa é a informação implícita na fotografia. É a mensagem que a foto quer passar, além da própria imagem em si. Essa mensagem você expressa por meio dos enquadramentos utilizados ou o posicionamento da câmera.

Se o fotógrafo, por exemplo, quer passar a mensagem de imponência para uma banda, ele explora o posicionamento e o enquadramento da câmera para passar essa mensagem.

A foto é um elemento indispensável para o trabalho de qualquer banda.

Um bom fotógrafo saberá como explorar as qualidades visuais de cada integrante da banda, o melhor enquadramento que privilegiara cada um. 

Utilizar uma foto amadora para um trabalho é um risco grande. O ideal é realizar as fotos em um estúdio especifico para produção de fotos.

É óbvio que muitas bandas não têm condições financeiras para locar um estúdio. Uma saída pode ser a produção de fotos em locais externos.

Em relação ao fotógrafo, antes de contratá-lo, procure analisar seu portfólio e as bandas com as quais ele já trabalhou.