sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como buscar um diferencial para sua banda?


Chegamos a uma etapa importante. A hora de buscar o diferencial para uma banda. Um momento em que é preciso ter a sensibilidade necessária para criar algo novo.

O ideal é não tentar ser igual a um ídolo, mas sim pegar o que ele tem de melhor e inventar algo novo.  É importantíssimo buscar referências, assim se ganha bagagem informativa para inventar algo inovador.

Quando falamos em buscar um diferencial, também remetemos a um ponto importantíssimo: a criatividade.

O que torna uma pessoa criativa?

Toda a pessoa tem o dom da criatividade, porém em diferentes habilidades, seja para compor uma música, criar um solo de guitarra, ter uma boa sacada para divulgar a banda, ou para criar um logotipo.

O nível de criatividade vem de acordo com a bagagem cultural da pessoa, ou seja, toda a informação que esta pôde adquirir no decorrer da vida, seja durante a escola, no ambiente familiar e no lazer. Em todo o momento em que precisou exercitar a mente, exerceu o uso da imaginação, permitindo-se receber novas informações e se ausentando de preconceitos.

Uma pessoa criativa não gosta de ficar na mesmice e sempre busca coisas novas.
Resume-se que a criatividade não é um dom que só os gênios têm e outros não. É uma capacidade que todos nós podemos desenvolver se praticarmos alguns tipos de comportamentos específicos.

Existem alguns aspectos referentes a esses comportamentos específicos que influenciam no processo de criação. São eles:

Criação
Influências culturais
Influencias psíquicas
Experiências
Influências culturais
Histórico
Mídia – preferência, desejo.
Psíquicas – conveniência, necessidades
Experiências– referências
Bibliográficas
Acumulativa
Artística


È extremamente importante utilizar a criatividade com adequação, sempre introduzindo as idéias de uma maneira coerente e sem exagero.

Para buscar um diferencial, quando se trata de música, é imprescindível que se alie a criatividade e a naturalidade de uma banda com os elementos que compõem a identidade dela.

Uma das maneiras de buscar o diferencial é estar atento às mudanças de comportamento do público, pesquisar sempre o que outras bandas estão fazendo e por que algumas se destacam das demais.

É inegável que existe a dificuldade em se destacar, mesmo porque o mercado está aglomerado de músicos que almejam o sucesso. Por isso, é importante pesquisar o mercado e planejar todas as suas ações que implicam a divulgação.

Pode-se buscar inovação em vários elementos.

Uma das maneiras é realizar uma comparação com bandas concorrentes por meio de um quadro de análise comparativa, assim será mais fácil identificar oportunidades para explorar ao seu favor.  Faça uma pesquisa profunda em cima dos concorrentes e compare-os conforme o esquema abaixo:


Pontos Positivos
Pontos Negativos
Quais seus pontos positivos em relação aos concorrentes?
Ex: Site mais elaborado com blog, têm transporte próprio para os equipamentos, têm maior número de pessoas em comunidades na intenet
Cite alguns pontos negativos em comparação aos seus concorrentes:
Ex: gravação do demo não tem boa qualidade, não temos blog, não disparamos notícias da banda por e-mail
Ameaças
Oportunidades
Existe algum item na banda concorrente que pode se tornar uma ameaça para você?
Ex: A banda concorrente tem um investidor e a minha não tem

Cite algumas oportunidades que você pôde identificar analisando seus concorrentes:
Ex: Vou utilizar uma identidade visual mais atrativa em relação às bandas concorrentes