Chegamos a uma etapa importante. A hora de buscar o
diferencial para uma banda. Um momento em que é preciso ter a sensibilidade
necessária para criar algo novo.
O ideal é não tentar ser igual a um
ídolo, mas sim pegar o que ele tem de melhor e inventar algo novo. É importantíssimo buscar referências, assim
se ganha bagagem informativa para inventar algo inovador.
Quando falamos em buscar um diferencial, também
remetemos a um ponto importantíssimo: a criatividade.
O que torna uma pessoa
criativa?
Toda a pessoa tem o dom da criatividade, porém em diferentes habilidades, seja para compor uma música, criar um solo de guitarra, ter uma boa
sacada para divulgar a banda, ou para criar um logotipo.
O nível de criatividade vem de acordo com
a bagagem cultural da pessoa, ou seja, toda a informação que esta pôde adquirir
no decorrer da vida, seja durante a escola, no ambiente familiar e no lazer. Em
todo o momento em que precisou exercitar a mente, exerceu o uso da imaginação, permitindo-se
receber novas informações e se ausentando de preconceitos.
Uma pessoa criativa não gosta de ficar na
mesmice e sempre busca coisas novas.
Resume-se que a criatividade não é um dom
que só os gênios têm e outros não. É uma capacidade que todos nós podemos
desenvolver se praticarmos alguns tipos de comportamentos específicos.
Existem alguns aspectos referentes a
esses comportamentos específicos que influenciam no processo de criação. São
eles:
Criação
|
Influências culturais
Influencias psíquicas
Experiências
|
Influências culturais
|
Histórico
Mídia – preferência, desejo.
Psíquicas – conveniência, necessidades
|
Experiências– referências
|
Bibliográficas
Acumulativa
Artística
|
È extremamente importante utilizar a criatividade
com adequação, sempre introduzindo as idéias de uma maneira coerente e sem
exagero.
Para buscar um diferencial, quando se trata de
música, é imprescindível que se alie a criatividade e a naturalidade de uma
banda com os elementos que compõem a identidade dela.
Uma das maneiras de buscar o diferencial é estar
atento às mudanças de comportamento do público, pesquisar sempre o que outras
bandas estão fazendo e por que algumas se destacam das demais.
É inegável que existe a dificuldade em se destacar,
mesmo porque o mercado está aglomerado de músicos que almejam o sucesso. Por
isso, é importante pesquisar o mercado e planejar todas as suas ações que
implicam a divulgação.
Pode-se buscar inovação em vários elementos.
Uma das maneiras é realizar uma comparação com
bandas concorrentes por meio de um quadro de análise comparativa, assim será
mais fácil identificar oportunidades para explorar ao seu favor. Faça uma pesquisa profunda em cima dos
concorrentes e compare-os conforme o esquema abaixo:
Pontos Positivos
|
Pontos Negativos
|
Quais seus pontos positivos em relação aos
concorrentes?
Ex: Site mais elaborado com blog, têm transporte próprio para os equipamentos, têm maior número de pessoas em comunidades na intenet |
Cite alguns pontos negativos em comparação aos
seus concorrentes:
Ex: gravação do demo não tem boa qualidade, não temos blog, não disparamos notícias da banda por e-mail |
Ameaças
|
Oportunidades
|
Existe
algum item na banda concorrente que pode se tornar uma ameaça para você?
Ex:
A banda concorrente tem um investidor e a minha não tem
|
Cite algumas oportunidades que você pôde
identificar analisando seus concorrentes:
Ex: Vou utilizar uma identidade visual mais
atrativa em relação às bandas concorrentes
|