quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Marca, símbolo, logotipo, logomarca. Qual a diferença e qual devo usar para minha banda?

                Da definição e criação do logotipo, símbolo e logomarca.
Depois de definido o nome, é o momento de criar a marca que representará e identificará graficamente uma banda.
No mercado, você encontra vários símbolos que, só de olhar, fazem você associar com o nome de uma determinada banda. Esses processos podemos ser chamados de fixação da marca.
Um bom exemplo disso é o símbolo da banda Rolling Stone. Veja abaixo:

Como tornar uma marca conhecida e criar a fixação da marca nas pessoas?
Para ter uma marca forte e reconhecida, é preciso saber antes que marcas fortes não são construídas da noite para o dia.  É um processo um pouco demorado. Além do que, a sua marca precisa resistir aos modismos passageiros. É preciso ter muita persistência.
Outro ponto importante é o posicionamento; apresentar-se no mercado de uma forma profissional, comunicando-se de maneira estratégica e eficaz. Além disso, torna-se de extrema importância conceituar a sua marca. Ela precisa ter um fundamento, ter uma história e um significado.
Mais um elemento a ressaltar é a integridade, sempre fortalecendo seus produtos e serviços, no caso o show, o CD, vídeo clipe, etc. Esse fortalecimento se dá sempre se preocupando com os 4P’s do marketing conforme visto anteriormente.
O nome da banda também é outro ponto relevante, deve ser pensado, focando o público que você quer atingir.
É importante sempre apresentar um trabalho com profissionalismo e qualidade, isso contribuirá para seu fortalecimento no mercado.
A identidade da banda define quem ela é, a imagem define como a banda aparece, ou seja, como ela é vista pelo seu público. Para representar a sua marca, você pode explorar os seguintes elementos de identidade visual: símbolo, logotipo e logomarca.

                Símbolo
Um dos elementos que pode integrar ou não uma marca.
Pode ser abstrato, figurativo e deve passar, mesmo que indiretamente, um conceito.  Esse conceito, obviamente, ligado à mensagem que a banda quer passar. Acaba por ser o elemento mais forte da marca de uma banda. O símbolo pode ser simples, mas pode oferecer múltiplo significado.

Logotipo
É a forma de como o nome da banda é representado graficamente. Utilizando uma fonte de texto, ou até mesmo, criando uma tipologia única. Acaba por ser o elemento de principal representação gráfica dela. O Logotipo, quando utilizado junto com o símbolo, constitui uma logomarca.


                 Logomarca
É a representação simbólica da banda, na maioria das vezes constituída por um nome e por imagens ou conceitos.
Ela pode ser representada pela composição do símbolo e do logotipo.
Muitas vezes, todos os elementos se integram, tornando-se impossível distinguir um símbolo de um logotipo.  Como o exemplo abaixo:


  Sobre o Manual de Identidade Visual
É um documento técnico concebido pelos designers responsáveis pela concepção da identidade visual, que reúne as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das características da marca. Tem o objetivo de facilitar a sua correta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização. Não é um instrumento muito utilizado por bandas, mas é um elemento de grande importância que ajudará a banda a manter uma uniformidade ao aplicar sua marca em camisetas e outros produtos.

                Criando um logo para a banda
Como contratar e reconhecer um bom designer para criar sua marca?
O bom designer é aquele profissional que, antes de colocar a mão na massa, realiza um briefing, um questionário com seu cliente para saber exatamente o conceito e a imagem que a banda quer passar.
O preço que costumam cobrar é relativo; depende do reconhecimento, talento e do profissionalismo que o profissional possui em relação ao mercado. É interessante, antes de contratá-lo, pesquisar o portfólio de vários profissionais e selecionar aquele que melhor atenderá as expectativas da banda.

O que fazer quando não se pode pagar um profissional?
Quando se trata de criar a marca da banda, entramos em um outro fator determinante: o “bolso”.   Não é toda banda que tem condições financeiras de contratar um bom designer, principalmente quando falamos em bandas independentes. Devido à falta de recursos, muitas vezes, os próprios integrantes da banda tomam a iniciativa de criar o logo, e nem sempre o resultado é o que a banda precisa. Aí cai naquela velha história; sua banda tem excelentes músicos, mas a imagem não é das melhores, mostra-se amadora. E para bandas novas, que estão tentando ocupar seu espaço, isso pode se tornar um grande obstáculo.
Para driblar esse problema, uma tentativa é criar uma parceria com um profissional da área, oferecendo indicação de outras bandas interessadas no serviço, colocar o nome do profissional nos créditos do CD ou criando um link de parceiros no site da banda, onde possa ter um link redirecionando para a página do designer. Esse procedimento pode contribuir para a divulgação do trabalho do designer, principalmente se ele está no inicio da carreira.

Uma outra possibilidade é aproveitar as ferramentas que a internet oferece. Você pode encontrar vários fóruns com tutoriais de programas gráficos como Corel Draw e Photoshop, por exemplo. Esses tutoriais dão dicas de como criar gráficos passo a passo. Pode ser um meio bastante interessante para contornar a falta de grana. Mas você deve entender a necessidade de se criar uma boa logomarca para sua banda. Ela deve sempre causar impacto, ser legível, ter um conceito e passar profissionalismo.