Da
definição e criação do logotipo, símbolo e logomarca.
Depois de definido o nome, é o momento de criar a
marca que representará e identificará graficamente uma banda.
No mercado, você encontra vários símbolos que, só
de olhar, fazem você associar com o nome de uma determinada banda. Esses
processos podemos ser chamados de fixação da marca.
Um bom exemplo disso é o símbolo da banda Rolling Stone. Veja abaixo:
Como
tornar uma marca conhecida e criar a fixação da marca nas pessoas?
Para ter uma
marca forte e reconhecida, é preciso saber antes que marcas fortes não são
construídas da noite para o dia. É um
processo um pouco demorado. Além do que, a sua marca precisa resistir aos
modismos passageiros. É preciso ter muita persistência.
Outro ponto importante é o posicionamento;
apresentar-se no mercado de uma forma profissional, comunicando-se de maneira
estratégica e eficaz. Além disso, torna-se de extrema importância conceituar a
sua marca. Ela precisa ter um fundamento, ter uma história e um significado.
Mais um elemento a ressaltar é a integridade,
sempre fortalecendo seus produtos e serviços, no caso o show, o CD, vídeo
clipe, etc. Esse fortalecimento se dá sempre se preocupando com os 4P’s do
marketing conforme visto anteriormente.
O nome da banda também é outro ponto relevante,
deve ser pensado, focando o público que você quer atingir.
É importante sempre apresentar um trabalho com
profissionalismo e qualidade, isso contribuirá para seu fortalecimento no
mercado.
A identidade da banda define quem ela é, a imagem define como a banda
aparece, ou seja, como ela é vista pelo seu público. Para representar a sua
marca, você pode explorar os seguintes elementos de identidade visual: símbolo,
logotipo e logomarca.
Símbolo
Um dos
elementos que pode integrar ou não uma marca.
Pode ser
abstrato, figurativo e deve passar, mesmo que indiretamente, um conceito. Esse conceito, obviamente, ligado à mensagem
que a banda quer passar. Acaba por ser o elemento mais forte da marca de uma
banda. O símbolo pode ser simples, mas pode oferecer múltiplo significado.
Logotipo
É a forma
de como o nome da banda é representado graficamente. Utilizando uma fonte de
texto, ou até mesmo, criando uma tipologia única. Acaba por ser o elemento de
principal representação gráfica dela. O Logotipo, quando utilizado junto com o
símbolo, constitui uma logomarca.
Logomarca
É a
representação simbólica da banda, na maioria das vezes constituída por um nome
e por imagens ou conceitos.
Ela pode
ser representada pela composição do símbolo e do logotipo.
Muitas vezes, todos os elementos se integram, tornando-se impossível distinguir um símbolo de um logotipo. Como o exemplo abaixo:
Muitas vezes, todos os elementos se integram, tornando-se impossível distinguir um símbolo de um logotipo. Como o exemplo abaixo:
Sobre o Manual de Identidade Visual
É um documento técnico concebido pelos designers
responsáveis pela concepção da identidade visual, que reúne as especificações,
recomendações e normas essenciais para a preservação das características da
marca. Tem o objetivo de facilitar a sua correta e coerente utilização,
propagação, percepção, identificação e memorização. Não é um instrumento muito
utilizado por bandas, mas é um elemento de grande importância que ajudará a
banda a manter uma uniformidade ao aplicar sua marca em camisetas e outros produtos.
Criando um logo para a banda
Como
contratar e reconhecer um bom designer para criar sua marca?
O bom
designer é aquele profissional que, antes de colocar a mão na massa, realiza um
briefing, um questionário com seu
cliente para saber exatamente o conceito e a imagem que a banda quer passar.
O preço
que costumam cobrar é relativo; depende do reconhecimento, talento e do
profissionalismo que o profissional possui em relação ao mercado. É
interessante, antes de contratá-lo, pesquisar o portfólio de vários
profissionais e selecionar aquele que melhor atenderá as expectativas da banda.
O que fazer quando não se pode pagar um
profissional?
Quando se
trata de criar a marca da banda, entramos em um outro fator determinante: o
“bolso”. Não é toda banda que tem condições financeiras
de contratar um bom designer, principalmente quando falamos em bandas
independentes. Devido à falta de recursos, muitas vezes, os próprios
integrantes da banda tomam a iniciativa de criar o logo, e nem sempre o
resultado é o que a banda precisa. Aí cai naquela velha história; sua banda tem
excelentes músicos, mas a imagem não é das melhores, mostra-se amadora. E para
bandas novas, que estão tentando ocupar seu espaço, isso pode se tornar um
grande obstáculo.
Para
driblar esse problema, uma tentativa é criar uma parceria com um profissional
da área, oferecendo indicação de outras bandas interessadas no serviço, colocar
o nome do profissional nos créditos do CD ou criando um link de parceiros no
site da banda, onde possa ter um link redirecionando para a página do designer.
Esse procedimento pode contribuir para a divulgação do trabalho do designer,
principalmente se ele está no inicio da carreira.
Uma outra possibilidade é aproveitar as ferramentas que a internet
oferece. Você pode encontrar vários fóruns com tutoriais de programas gráficos
como Corel Draw e Photoshop, por
exemplo. Esses tutoriais dão dicas de como criar gráficos passo a passo. Pode
ser um meio bastante interessante para contornar a falta de grana. Mas você
deve entender a necessidade de se criar uma boa logomarca para sua banda. Ela
deve sempre causar impacto, ser legível, ter um conceito e passar
profissionalismo.