quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Concorrência entre bandas: Ameaça ou Oportunidade?

Já vimos que o mercado para os músicos no Brasil está saturado de bandas que desejam sucesso. Isso faz que os contratantes tenham mais opções na hora de selecionar uma banda e, obviamente, sempre escolhem a com mais popularidade com a finalidade de lotar a casa de show para, no final, apresentar um faturamento significativo.

O que para um lado é bom para os contratantes, para as bandas, esse processo resulta em uma grande batalha para se destacar uma das outras. Assim, até mesmo as que têm um estilo diferente da sua acabam por se tornar suas concorrentes.

Bandas concorrentes são as que, de alguma maneira, disputam com você o mesmo espaço no mercado.
Podemos dividir os concorrentes em indiretos e diretos.

Concorrentes Indiretos
Dentro do universo rock, por exemplo, existem vários estilos, como o punk-rock, o hard-rock, o heavy metal, o pop-rock, o hard-core, entre outros.

Vamos citar um exemplo: suponhamos que você tenha uma banda de pop-rock.

Podemos definir suas concorrentes indiretas as bandas que não têm o mesmo estilo da sua, o público alvo não é necessariamente o mesmo que o seu, mas a banda tem o mesmo nível de reconhecimento e popularidade e cobra a mesmo valor de cachê que você.

Além disso, elas estão ativas no mercado podendo competir com você.

Concorrentes Diretos

Já seus concorrentes diretos são as bandas do mesmo estilo que a sua (no caso pop-rock), que querem atingir o mesmo público que o seu, têm o mesmo nível de popularidade, cobram o valor do cachê semelhante ao seu e podem influenciar determinado contratante na hora de decidir se ele contratará você ou a outra banda para realizar determinado show. 

Concorrente é inimigo?
Claro que não! Um dos maiores erros  em vários setores do mercado é quando uma empresa enxerga outra que vende o mesmo produto ou serviço como inimigo.

Rivalidade existe claro, mas deve ser saudável.  Um bom exemplo dessa rivalidade saudável por exemplo são os sindicatos ou instituições que reúnem várias empresas em prol do fortalecimento do mercado.

As empresas concorrem entre si, mas ao mesmo tempo, se unem para que o mercado delas cresçam. Sai na frente aquele  que tem o melhor produto ou serviço.

Na música não é diferente. Nunca enxergue outra banda como inimiga. 

Veja a banda concorrente como uma oportunidade. Assim você pode observar aquilo que ela faz de bom e ruim, e aproveitar essas informações para tornar o seu produto musical ainda melhor.