terça-feira, 18 de novembro de 2014

Os 4 Ps do Marketing na música (parece um post chato, mas garanto que vocês gostarão de ler isso)

Para que você possa realizar uma estratégia de marketing para uma banda, é necessário ter bem claro qual o público que você quer atingir e qual o nicho de mercado em que você deseja atuar. 

É de extrema necessidade definir e segmentar o seu mercado atuante. No mercado musical, por exemplo, existem vários segmentos: o mercado para as bandas de pop, sertanejo, forró, rock, etc. E muitas vezes, dentro de um nicho de mercado (o rock, por exemplo), você encontra várias divisões, como o heavy metal, o punk-rock, etc. 

Para identificar o seu mercado-alvo, faça uma pesquisa identificando todos os fatores que influenciarão o seu público no momento da escolha da banda. Essa pesquisa, você pode fazer por meio de observação analisando o comportamento dele, gostos musicais, se as pessoas que fazem parte dele estudam e o que fazem da vida. 

Quando você começa a definir o nicho de mercado, você se depara com diversos fatores que serão importantíssimos no momento de realizar um show, produzir e distribuir um CD, DVd ou Clipe. Esses aspectos são decisivos no momento em que o público ouve o seu som, ou quando você apresenta o seu material para um veículo, como rádio ou revista. 

Todos os seus serviços e produtos (shows, CD’s, etc) serão direcionados para um determinado público e, para você alcançar resultados satisfatórios, é necessário analisar esses aspectos, pois influenciarão o seu público na hora da compra do produto. 

No marketing, chamamos esses aspectos de Composto Mercadológico, ou como é mais conhecido, de 4 P’s, e acabam sendo os quatro instrumentos básicos de ação do marketing. 

São eles: 
Produto, preço, praça e promoção. 

Produto: Quando falamos de produto, remetemos logo à estética, à imagem. Por isso, é de extrema importância cuidar da imagem da banda. Desde o figurino até a capa do Cd. Enfim, tudo que envolve a imagem, o produto ou serviço a ser oferecido. Por meio da estética, os outros profissionais perceberão o seu nível de profissionalismo. Muitas vezes, você pode ser um excelente músico, mas ao apresentar um projeto cuja estética se mostrar amadora, você perderá credibilidade perante o profissional que analisará o seu produto. Por isso, é muito importante ter um bom logotipo e uma boa arte para o seu CD, por exemplo. 

Muitas pessoas obviamente não conseguem diferenciar uma criação profissional de uma amadora, por isso se torna extremamente importante observar sempre os produtos de bandas que hoje são referências no mercado musical e também os anúncios criados por agências de publicidade, para que você desenvolva uma visão mercadológica necessária e saiba diferenciar um trabalho profissional de um amador. 

Preço: O preço é um dos fatores que reflete diretamente no ato da compra de um determinado produto ou serviço e até mesmo na imagem da banda. 

É necessário estar sempre antenado à situação atual do seu mercado atuante. O preço do seu show, por exemplo, deve estar coerente em relação a outras bandas ou músicos do mesmo porte que o seu. 
Muitas bandas de pequeno porte, por ainda não alcançarem um reconhecimento no mercado e por estarem no início da carreira, acabam tocando sem cobrar cachê, ou por um preço bem abaixo do mercado. 

Essa ação é muito comum nos dias de hoje, mas vale lembrar que esse hábito acaba se tornando um vicio entre esse meio, no qual quem sempre sai perdendo é a banda, pois ela acaba por desvalorizar seu trabalho. Entretanto, isso muita vezes acaba se tornando necessário para a banda ser mais conhecida. Uma boa estratégia para valorizar a sua banda é usar o argumento de que você nunca toca de graça, sempre que você ouvir de um contratante que ele não tem condições de pagar seu cachê, diga que em troca você venderá seus produtos dentro do local do show, mas que você não tocará de graça. 

Agora quando a banda já tem um nível de reconhecimento e maior popularidade, está na mídia, ou tem uma carreira estabilizada, costumam exigir um preço bem mais elevado, e, além disso, para a casa de show ou o produtor já ter uma data agendada com a banda, pedem com bastante antecipação uma parte do cachê para garantir a data do show, e faltando uma semana para o show, por exemplo, pede-se o restante. 

Resume-se que o valor cobrado por um show é relativo. Uma vez que isso depende do nível de popularidade e reconhecimento que uma banda tem ou terá. 

Praça: Quando falamos da praça remetemos logo à distribuição do produto a ser comercializado. É de extrema importância saber onde se encontra o seu público para que você consiga atingi-lo de forma satisfatória. É óbvio que se você tem uma boa gravadora por trás, ela mesmo cuidará dessa logística, mas no caso de bandas independentes, faz-se necessário mapear os locais onde existe a maior concentração do seu público alvo para que você consiga expor e vender o seu produto às pessoas certas nos locais certos. 

Promoção: É um composto direto da publicidade e propaganda, mas que também pode envolver relações públicas e assessoria de imprensa, propaganda boca-a-boca e até venda pessoal. São as ferramentas que você utilizará para promover o seu produto, para torná-lo conhecido. E são essas ferramentas que deverão ser aplicadas de maneira coerente e integradas para que você possa obter grandes resultados