quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Planejamento para bandas no mercado musical

Com suas metas e objetivos definidos, ficará mais fácil de você tomar as decisões que implicarão o posicionamento e a divulgação da imagem da banda. (Clique aqui se você não leu o post anterior

A maioria das bandas (principalmente do cenário independente e underground) realiza todas as ações de divulgação e promoção de maneira esporádica, tanto que muitos acabam não tendo um feedback positivo de todo o trabalho realizado. 

Quer um exemplo claro? As bandas que enviam Spam (e-mail sem autorização) com freqüência para um grande número de pessoas. Das pessoas que recebem a mensagem, uma boa parte apreciará o anúncio, porém outra grande parte não gostará de receber a mensagem sem autorização. Veja que ao mesmo tempo em que você conquista 10 pessoas, você pode fazer 300 criarem antipatia pela banda e vice-versa. Perceba que existe um risco muito grande. 

Para tanto, é necessário criar estratégias integradas para ações mais eficazes. 

E essas estratégias devem ser adotadas para tudo que envolver a sua banda. Se você quer ser reconhecido como um bom instrumentista, por exemplo, o que você poderá fazer para chegar a esse objetivo? 

Hoje, para divulgar uma banda, pode-se utilizar vários recursos como a internet, por exemplo, mas deve-se usá-la de forma adequada, senão você consegue o inverso! Em vez de ajudar, pode te prejudicar. 

Para evitar tudo isso, você pode utilizar uma poderosa ferramenta que te ajudará a não cometer erros, usar vários recursos de forma integrada e gerar resultados significativos. 
Para isso, apresento uma valiosa ferramenta: o Planejamento. 

O Planejamento pode ser definido como uma ferramenta de construção da imagem de um objeto (marca, produto, banda), e essa constituição, na maioria das vezes, se dá a longo prazo, não acontece do dia para a noite. Planejar é você racionalizar as suas ações, é pensar antes de agir, é criar estratégias para se chegar a um objetivo. 

Abordaremos todos os temas que fazem parte do processo para alavancar uma banda. 
Desde a formação dos integrantes, conceito da banda, postura, logotipo, Capa de Cd, Internet, plano de divulgação e muito mais. 

Você perceberá que, com planejamento, poderá alcançar grandes resultados com pouquíssimos recursos. 

Por hoje é isso. Até o próximo post!