quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como reforçar a identidade da sua banda: Estilo musical, símbolos, fotos, figurino, design, etc.

A imagem da banda
Chega um momento em que a banda define que rumo vai tomar, qual o estilo de música vai seguir.

A maior parte das bandas, obviamente, inicia sua carreira tocando covers de grupos famosos e após um período de amadurecimento musical, começa a criar as suas próprias composições.

Nesse período, a banda começa formar uma identidade própria, e esse é o momento de definir o foco da banda, que rumo tomar.

Definindo o estilo musical
Fazer cover de bandas famosas é empolgante e contagiante, tanto para a banda como para o público.

Se atente a um fator: uma banda cover não fará de você uma referência na música. Você se limitará a tocar em casas de shows e viverá em função da imagem de seu ídolo.

Isso não é um ponto negativo, mas desde que seu objetivo final seja tocar covers de bandas.

Agora, se você quer ir além disso, se quer fazer seu próprio som, o primeiro passo é definir o estilo musical e o direcionamento que a banda tomará..

É importante que todos definam juntos qual o estilo musical vão seguir, que participem todos dos arranjos, das composições, que haja uma aprovação democrática de todas as decisões a serem tomadas.

Ao definir o estilo musical, é importante focar o objetivo final da banda, conforme relatei anteriormente. E nesse, deve-se também pensar no público que você quer conquistar com a sua música.

 A identidade da banda
Quando falamos de identidade da banda, remetemos a imagem que você quer passar para o público. Se você é uma banda de rock pesado, por exemplo, você precisará exteriorizar o estilo da banda por meio da capa do cd, do logo da banda, o estilo de roupa que você veste e a atitude no palco.

Para criar uma identidade, você pode utilizar várias ferramentas. É importante que quando seu público alvo visualize seu trabalho, identifique-se com ele. Por isso, torna-se importante conhecer seu público como ninguém!

Para criar essa identificação, você pode utilizar várias ferramentas. Vejamos algumas a seguir:

Os símbolos: são figuras, marcas, sinais que representam ou substituem outra coisa.

A reprodução para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser de modo a que uma pessoa consiga fazer a interpretação do seu significado e lhe atribuir determinada conotação. Pode também estar relacionada com o objeto ou idéia que representa, podendo ser uma representação gráfica, visual, sonora ou mesmo gestual.

Um símbolo pode expressar de um modo simples tudo aquilo que você quer passar para o seu público. Quando você visualiza o símbolo da suástica, por exemplo, logo você associa ao nazismo.

Um outro exemplo: se você tem uma banda gospel, você poderá utilizar a pomba-branca, que simboliza a paz, ou até mesmo a cruz, que simboliza o cristianismo. Esses símbolos podem estar presentes não só na capa de cd, como também no próprio figurino (roupas, correntes e demais acessórias).

Veja que um símbolo pode trazer consigo toda uma história. Quando falamos da cruz, logo associamos a Jesus sendo crucificado, à bíblia, à igreja, o sacrifico e outros significados relacionados.

É capaz de identificar de quais bandas pertencem esses símbolos?



O figurino: outro elemento indispensável para criar uma identidade. É importante que a banda tenha uma maneira diferente de se vestir.  Obvio que isso vem de cada banda. Existem artistas que se denominam autênticos, ou seja, a maneira como eles se vestem dentro e fora do palco se indeferem, mas é exatamente esse tipo de argumento que faz que o artista tenha uma identidade própria.

Se você vê um artista com o estilo country, logo o associa a música sertaneja. Por outro lado, uma pessoa vestida de preto, com os cabelos longos, usando batom de cor preta, logo é associada ao estilo gótico.

Se bem que algumas exageram, hehe...



A concepção visual dos produtos (CD’s, camisetas, etc): É importante que a concepção visual do seu produto, como o CD, tenha uma forte relação com o público que você quer atingir, e ao mesmo tempo, possa transmitir a mensagem do Cd para a pessoa impactada.

Por esse motivo, torna-se indispensável à escolha criteriosa do artista responsável pela arte. Ele precisa ter a sensibilidade necessária para entender o que a banda quer passar para o público.

Obvio que muitas bandas, por falta de recursos, não têm condições de contratar um artista para realizar tal trabalho. Principalmente algumas bandas independentes. Logo à frente, você saberá como contornar essa situação.

Fotos: A imagem pode transmitir as qualidades da banda. Pela foto, alguns profissionais poderão avaliar você como artistas profissionais ou amadores.  Por isso torna-se necessário tomar cuidado na hora de fotografar a banda. Um bom fotógrafo ajuda muito. Se você não tem condições de contratar um fotógrafo e resolver você mesmo ou algum amigo tomar a iniciativa de fotografar a banda, tome cuidado. Fotografar não é tão simples quanto parece; envolve vários fatores como a luz, enquadramentos e outros itens importantes que serão analisados mais à frente.

Postura: Um dos pontos principais que define a identidade da banda. A maneira de se comportar no palco, o que dizer em uma entrevista, os gestos, a maneira de olhar, enfim, todos esses e muitos outros detalhes se tornam importantíssimos para definir uma identidade própria.

Uma vez que, quando um músico se torna mais conhecido, mais popular, ele transcende o rótulo de músico e acaba por se tornar um artista, participando de diversos programas de TV e rádio, que nem sempre terão como foco à própria banda ou a música.

Não adianta ser um excelente guitarrista de rock, por exemplo, se você não tiver atitude no palco. O rock, por exemplo, envolve outros elementos que compõem uma grande banda, como a emoção e a energia. Uma prova dessa colocação é o grande número de bandas que se destacam, mesmo não sendo grandes músicos com qualidade técnica, mas, devido à sua atitude e à postura, conseguiram se diferenciar e conquistar um grande espaço.

Vale como sugestão explorar a naturalidade, não tentar ser o que não é! Mas tente aliar a sua maneira de ser com as demais ferramentas que contribuirão com seu sucesso.

É importante passar a energia da música para o público, contagiá-lo e emocioná-lo. Isso faz com que a banda ganhe fãs, conquiste admiradores, e a torna mais requisitada pelos contratantes.

Atente-se sempre em cuidar da imagem da banda, em todos os aspectos citados acima. Todo detalhe é importante. Preocupe-se em não apresentar um trabalho amador. Que seja simples, mas não tosco. Simplicidade não é sinônimo de amadorismo.