segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Ciclo de Vida de uma Banda

É valido ressaltar que hoje, devido à concorrência no mercado musical, as bandas acabaram se tornando empreendimentos; elas vão oferecer um serviço, o de realizar shows, além do que também produzirão alguns produtos como CD, vídeo-clipe, DVD, etc.Todo e qualquer tipo de empreendimento tem uma vida útil. Com uma banda não é diferente. Todas têm um ciclo de vida, e, esse ciclo, podemos classificar em 4 fases: 

O início: Fase em que a banda já tem os integrantes definidos e começam os ensaios das músicas. Nessa fase, a banda faz apresentações em lugares de pequeno porte e muitas vezes se apresentam sem cobrar cachê, como sendo um investimento para tornar a banda conhecida. 

Lançamento: Um período em que a banda consegue gravar seu primeiro trabalho, dando início a turnês de divulgação do disco e produção de videoclipes. Uma fase importante em que a banda começa a conquistar fãs e admiradores. Assume também um significativo espaço na mídia.

Maturidade: Fase em que a banda adquire uma certa estabilidade no mercado; um momento onde ela já possui uma legião de fãs fiéis, garantido uma certa notoriedade e respeito. 

Declínio: Etapa em que a banda começa a sofrer rompimento entre os integrantes, quando eles pretendem seguir um caminho diferente do objetivo trilhado. São vários os fatores que podem ocasionar no declínio da banda o que acaba fazendo que ela encerre as suas atividades. 

Obvio que todos esses períodos podem se alternar. Muitas bandas encerram suas atividades e, depois de muitos anos, retornam e alcançam grande sucesso, voltando a tocar nas rádios e ocupando espaço na mídia; ou seja, elas acabam se relançando no mercado e, mesmo assim, uma hora ou outra, por vários fatores, essas bandas chegam ao fim. 

No próximo post vou falar sobre o público, ok? Até a próxima!!!