segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Conhecendo seu público alvo


Vale lembrar que o consumidor compra um produto para satisfazer uma necessidade. Seja ela material ou emocional.

Hoje, com o aperfeiçoamento das técnicas de persuasão aplicadas na publicidade, e com o aumento da concorrência dos produtos do mesmo segmento, as empresas procuram vender algo além da necessidade que determinado produto proporciona. Se uma mulher comprar um xampu, por exemplo, ela não vai adquirir só porque o produto lava os cabelos, e sim porque ela também viu na propaganda que o xampu a deixará com os cabelos mais bonitos e ficará mais atraente em relação a outras mulheres. Percebe-se que a propaganda vende mais do que o produto; oferece e cria outras necessidades que levam o consumidor ao ato da compra, ou seja, agrega valor ao produto.

Com seu cd, por exemplo, não é diferente; você deve agregar valor ao seu produto, mas para isso, você deve conhecer seu público melhor do que ninguém.

O público alvo são os consumidores que você quer atingir diretamente com o seu produto ou serviço.
Para fazê-lo consumir seu produto, é necessário antes estudar seu perfil e seus hábitos de consumo, pois assim você criará ferramentas adequadas para atingi-lo.

Os itens que você deverá analisar são:
- Ocupação, profissão: (O que fazem? Onde trabalham?)
- Posição social e cultural: (Classe social, nível de escolaridade, hobbies, etc)
- Quantidade: (Quantos você quer atingir?)
- Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc)
- Grupos de idade (a faixa etária)
- Sexo (masculino, feminino, ambos os sexos)?

Como identificar seu público?
Para identificar seu publico, você primeiro deve realizar a segmentação demográfica, ou seja, saber onde estão as pessoas que você quer atingir, onde moram e quantos são.


Esses dados você pode pesquisar acessando o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. Agora em relação ao que fazem, o que gostam, o que vestem, você pode identificar utilizando métodos de pesquisa observatória, ou seja, analisando as pessoas nos locais onde elas freqüentam e até mesmo realizando pesquisas na internet. Após esse procedimento, faça um relatório anotando as informações que você coletar.