Vale lembrar que o consumidor compra um produto para satisfazer uma
necessidade. Seja ela material ou emocional.
Hoje, com o aperfeiçoamento das técnicas de persuasão aplicadas na
publicidade, e com o aumento da concorrência dos produtos do mesmo segmento, as
empresas procuram vender algo além da necessidade que determinado produto
proporciona. Se uma mulher comprar um xampu, por exemplo, ela não vai adquirir
só porque o produto lava os cabelos, e sim porque ela também viu na propaganda
que o xampu a deixará com os cabelos mais bonitos e ficará mais atraente em
relação a outras mulheres. Percebe-se que a propaganda vende mais do que o
produto; oferece e cria outras necessidades que levam o consumidor ao ato da
compra, ou seja, agrega valor ao produto.
Com seu cd, por exemplo, não é diferente; você deve agregar valor ao seu
produto, mas para isso, você deve conhecer seu público melhor do que ninguém.
O público alvo são os consumidores que você quer atingir diretamente com
o seu produto ou serviço.
Para fazê-lo consumir seu produto, é necessário antes estudar seu perfil
e seus hábitos de consumo, pois assim você criará ferramentas adequadas para
atingi-lo.
Os itens que você deverá analisar são:
- Ocupação, profissão: (O que fazem? Onde trabalham?)
- Posição social e cultural: (Classe social, nível de escolaridade,
hobbies, etc)
- Quantidade: (Quantos você quer atingir?)
- Localização (onde moram, trabalham, passeiam etc)
- Grupos de idade (a faixa etária)
- Sexo (masculino, feminino, ambos os sexos)?
Como identificar seu público?
Para identificar seu publico, você primeiro deve realizar a segmentação
demográfica, ou seja, saber onde estão as pessoas que você quer atingir, onde
moram e quantos são.
Esses dados você pode pesquisar acessando o site do IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. Agora em relação ao que
fazem, o que gostam, o que vestem, você pode identificar utilizando métodos de
pesquisa observatória, ou seja, analisando as pessoas nos locais onde elas
freqüentam e até mesmo realizando pesquisas na internet. Após esse
procedimento, faça um relatório anotando as informações que você coletar.