quarta-feira, 4 de março de 2015

A formação do ídolo

O ídolo, nas épocas mais remotas, era um objeto de adoração (escultura ou imagem) que representava um deus ou uma entidade espiritual de um determinado povo.

Muito anos depois, com os avanços tecnológicos e, principalmente, com o advento do rádio e da TV, muitos profissionais e artistas passaram a ter seu trabalho divulgado para a massa em geral, tornando-se referências. Assim a palavra ídolo deixou de representar apenas um objeto de adoração espiritual e passou a participar do universo humano.

Qualquer profissional, tendo destaque em seu campo de atuação, acaba se tornando uma referência ficando famoso. As pessoas passam a admirar ou querer ser igual a essa pessoa.

Hoje, o ídolo, principalmente o músico, tem a capacidade de criar verdadeiros “seguidores”, fãs que o cultuam e o veneram.

Para criar esse vinculo com um grande público, os artistas ou músicos sempre defendem determinada ideologia, ou têm atitudes polêmicas que causam repercussão na mídia em geral.

Além disso, alguns elementos podem contribuir positivamente para a formação de um ídolo. São eles:
Carisma: É uma qualidade marcante que um artista distingue dos demais. Ser simpático em frente às câmeras e com o público em geral, mostrar atitude nas horas certas e com as pessoas certas no momento certo.

Humildade: Para o fã, é muito gratificante quando o artista se mostra uma pessoa simples. O fã gosta e precisa de atenção. O artista não pode passar antipatia. Se por algum motivo ele não está bem, não está disposto a receber um fã, tirar uma foto, quem precisa fazer o papel de “chato” é o empresário e não o artista.

Fotos: As fotos devem ser sempre bem produzidas a fim de exaltar o artista.


O palco: O palco faz a pessoa sair do anonimato e ganhar destaque, um elemento que está sempre acima do público, passando a sensação de superioridade, de destaque. O artista se torna imponente e visível a todos.