Uma das primeiras ações a serem tomadas para traçar a sua estratégia a
fim de alcançar seu objetivo final é analisar o cenário que poderá influenciar
no sucesso de sua carreira, seja como músico, como empresário ou produtor. É
imprescindível pesquisar e estar atento às mudanças econômicas, sociais e
culturais que poderão influenciar no seu sucesso.
Não estou dizendo que você precisa se aprofundar nesses temas, mas
procure se informar e se antenar, pois serão de grande ajuda para seu futuro.
Você sempre atuará dentro de um determinado segmento, estando totalmente
ligado a outros fatores que, de uma certa maneira, influenciarão na sua área de
atuação. Trata-se de um gigantesco cenário que se divide da seguinte forma: o
macro-ambiente e o micro-ambiente.
O Macro-ambiente
O seu objetivo profissional está totalmente ligado a variáveis que
influenciarão na sua estratégia. Essas variantes fazem parte do ambiente que
você atuará e, de alguma maneira, influenciará no seu negócio.
Segue abaixo as principais variáveis ligadas ao macro-ambiente:
Econômicas: Todos os fatores que envolvem a economia, como o crescimento
do PIB, a taxa de juros, inflação, arrecadação de impostos e distribuição de
rendas, etc. Sociais: A condição de vida das pessoas, estrutura de consumo,
estilo de vida, tipos de organização, características ideológicas,
características organizacionais e culturais,etc.
Culturais: níveis de escolaridade, grau de alfabetização, orientação
educacional, estrutura institucional, veículos de comunicação, etc.
Demográficas: densidade populacional, taxa de crescimento demográfico,
composição da população, etc.
Políticas: partidos políticos, sindicatos, instituições religiosas,
forças armadas, empresas, ministérios, poder legislativo, judiciário e
executivo, regime de governo, política monetária, etc.
Todas essas variantes, mesmo de forma indireta, acabam influenciando no
seu objetivo. Um bom exemplo a ser citado: você tem uma banda instrumental e
sua meta é fazer sucesso e ganhar muito dinheiro. Uma das primeiras atitudes a
serem tomadas é analisar o seu mercado atuante. Terá que verificar se os
aspectos culturais do local que você atuará estará preparado para receber a sua
banda.
Se o seu cenário de atuação não está favorável para você, o que poderá
ser feito para estimular as pessoas a gostarem da sua música? Você deverá
questionar se os aspectos econômicos, sociais, políticos e, acima de tudo,
culturais do local onde você atuará estará propício para traçar o seu objetivo.
Se não está favorável, o que você poderá fazer para mudar isso? Deslocar-se
para outro ponto de atuação?
Micro-ambiente
No caso do micro-ambiente, devemos analisar todos os fatores externos e
internos que poderão implicar seu sucesso. São eles:
Externo:
- Consumidores: são os fãs, músicos, colecionadores e admiradores da
música;
- Fornecedores: pessoas, empresas ou instituições de que você precisará
para oferecer um serviço ou vender um produto. Ex: produtoras, estúdios,
fotógrafos, etc.
- Distribuidores: empresas responsáveis pela distribuição de seu
produto;
- Sindicatos: sindicatos relacionados à música ou que influenciam direta
ou indiretamente nesse ramo;
- Veículos de Comunicação: jornais, revistas, rádios e emissoras de TV;
- Concorrentes: empresas, bandas ou grupos que atuam no mesmo segmento
que o seu.
Internos:
- A banda: os integrantes que compõe a sua banda;
- Produtor da sua banda;
- Web Designer, promotor.
- Empresário: pessoa responsável pelo agenciamento da banda;
- Família, namorada (o), amigos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário